A sirene do Paço Municipal de São Félix - BA

Na cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano a população municipal tem como elemento norteador para as suas atividades de planejar seus horários o toque de uma sirene.

Diariamente um funcionário da Prefeitura Municipal durante um minuto toca em três momentos do dia, uma sirene, que anuncia o início das atividades do comércio local e dos órgãos públicos (8h), de que é hora para o almoço (12h) e que o expediente deve ser encerrado (17h).

Assim o comércio local, os servidores públicos e todas as demais atividades produtivas da cidade aguardam este toque para que possam iniciar e encerrar as suas atividades.
 
Segundo o depoimento de um comerciante todos os que trabalham em sua loja nunca usaram relógio pois se norteam pela sirene do Paço Municipal.

Um fato pitoresco aconteceu na cidade por conta de erro no toque da sirene: era época de muita chuva na cidade e no município estava sendo castigado por fortes chuvas e algumas áreas começavam a ficar inundada. Uma funcionária novata da prefeitura pensou que a sirene fosse para acender a luz e em plena dez horas da manhã tocou e foi aquele espanto pelos moradores pois pensavam que fosse o toque de aviso de rompimento da Barragem do Cavalo.

Foi uma loucura pois todos saíram correndo e fechando suas lojas, bares, mercado, escolas.

Coisas de um Brasil que mantém suas tradições e seus costumes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro