Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

O sudoeste paulista ficou conhecido como o “Ramal da Fome” desde as décadas de 1920 e 1930. Isto porque o trem, principal meio de transporte da época, saía de São Paulo e, ao chegar a um determinado entroncamento, desviava o carro-restaurante para Bauru. Aos passageiros que seguiam em direção ao sudoeste era servido apenas um acanhado sanduíche de mortadela com guaraná quente. Daí uma das explicações para o nome de Ramal da Fome.

Só que conversando com um historiador da cidade descobri que a coisa é bem diferente. Quando Júlio Prestes foi eleito Presidente do Brasil e fora impedido de assumir devido ao golpe de Getúlio Vargas e ele sendo da região a maioria dos projetos e programas do governo deixaram de beneficiar aquele povo por trata-se da terra do opositor getulista. Uma outra explicação para o termo Ramal da Fome que acabei descobrindo.

É ainda uma região muito carente devido aos índices de desenvolvimento humano de seus municípios encontrarem-se baixos. Mas a região é reconhecida por suas belezas naturais, onde se encontram parques, cachoeiras, cavernas e áreas de florestas preservadas, que junto com o clima local, podem ser usadas como atrações em um pólo turístico. Além disso, o artesanato regional é muito forte. Outro potencial da região Sudoeste é a agricultura e por um lado o ecoturismo.
Na região conheci um projeto que fora viabilizado pelo Consad do Sudoeste Paulista chamado Cinturão Social que tem como objetivo a implantação de hortas comunitárias com cultivo de hortaliças e verduras de forma orgânica visando a melhoria da Segurança Alimentar e o excedente da produção gerar emprego e renda a estas populações.

Concluo hoje a minha missão de trabalho no Sudoeste Paulista.

Que bela região esta.

Muito gratificante a minha experiência neste território. Como fico feliz de ver o trabalho que é desenvolvido por pessoas que tem a cada dia se preocupado e se proposto a melhorar as condições de vida do povo desta região.

A minha visão do que iria encontrar não condiz com nada do que eu vi e vivi estes cinco dias aqui.
Em Itapeva uma cidade grande porém acolhedora. Os projetos do Consad estão sendo usados também para resocialização de pessoas.

Em Nova Campina cidade pequena e criada recentemente ótimos projetos eu visitei.

Em Bom Sucesso de Itararé as pessoas estão totalmente envolvidas nos projetos de segurança alimentar e uma bela produção de hortaliças.

Em Itararé uma bela horta de orgânicos administrada e conduzida por uma mulher com uma visão empreendedora fora do comum. Pessoas que antes viviam em um lixão e agora resgatam a sua dignidade e hoje produzem hortaliças para todo o município.

Em Buri apesar das dificuldades; o cardápio dos alunos das escolas municipais hoje é rico em vitaminas e nutrientes.

Comentários

Van disse…
Em outubro de 2007 cheguei a Itapeva para desenvolver um projeto de geração de renda através da pecuária leiteira via Fundação Orsa ... e fiquei feliz por constatar o mesmo que vc. Ramal da fome, expressão do passado.
Aos poucos vamos conseguindo mudar a realidade da região ....
Vanessa Franco de Andrade - Fundação Orsa
mahcamp disse…
Timbo.meu amigo esqueçeu de nois de RIVERSUL!!!!!!BJUS
Meu amigo Timbo, o Sudoeste Paulista eh uma regiao em desenvolvimento que se redescobre em cada acao do CONSAD Sudoeste Paulista e a cada instante na qual as pessoas se sentem pertencente a esta linda terra... e como eh importante a visita de pessoas como voce para fazer a populacao daqui olhar para dentro do Territorio e descobrir esta beleza impar que eh unica e caracterista do Sudoeste...

O pessoal aguarda uma nova visita tua... Absss

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Gibão de Couro