Boi de Mamão e a Bernúncia

Em uma visita a Casa da Alfândega – centro de artesanato e cultura popular de Florianópolis vejo uma peça que me chama a atenção pelas cores e pelos diversos personagens retratados.

Como tenha fama de curioso e de procurar interagir com as pessoas lá estou eu perguntando a uma vendedora do centro de que se tratam aquelas ilustrações.

- Hora é o Boi de Mamão! – responde ela.

E aí pergunto: - Mas o que é Boi de Mamão?

Rapidamente ela chama um senhor e tenho uma aula de cultura popular catarinense.

O tal senhor chama-se Olivério e há mais de cinquenta anos ele coordena um dos mais tradicionais bois de mamão do Estado de Santa Catarina.

O tal boi é uma espécie do boi-bumbá nordestino e hoje é uma das tradições folclóricas mais conhecidas do litoral do Estado de Santa Catarina. Conta-se que certa vez, em Santa Catarina com pressa de se fazer uma cabeça para um boi de pano, foi usado um mamão verde, o que levou a denominar-se deste então de boi de mamão.

Trata-se de uma encenação que contempla aspectos dramáticos como a morte e a ressurreição do boi. O boi fica doente, morre e depois é ressuscitado para alegria de seus participantes.

Entre os personagens que aparecem no boi-de-mamão estão: o boi, o proprietário do boi, a bernúncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois e os corvos.

Destes personagens logo de cara quando do relato do “dono de um boi” me chamou atenção a bernúncia e já fui perguntando:

- Quem é esta criatura?

E ele com a cara de espanto e  fazendo gestos que lembrava algo bem temeroso e esquisito ele respondeu:

- Este é o personagem mais temido principalmente pelas crianças. É uma mistura de dragão, com o bicho-papão e a Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo. É um bicho gigante e bem feio que dança debaixo de um corpo de pano e que fica abrindo e fechando a sua boca enorme em busca de alguém para engolir. A bernúncia sai engolindo o que encontra pela frente principalmente crianças e a partir do momento em que alguém é engolido este fará parte do corpo do bicho.

A entrada da Bernúncia é um momento de muita algazarra, correria, medo e pavor principalmente para as crianças.

Mais uma história do folclore e da cultura popular que conheço nestas viagens pelo Brasil.

Comentários

Samara disse…
Nosso Folclore é muito rico, que saibamos passá-lo de geração em geração... Lembro que nos tempos de escola fiz uma apresentação folclórica do "Cavalo Piancó" uma dança típica do Município de Amarante, no Piauí e foi bem legal porque o meu pai é dessa cidade e ele ficou meses comentando, hehehe... Bjim!
Samara disse…
Mto legal o texto e se quisermos saber boas dias, basta dar uma passada no seu blog, curto muito! Continue com esse olhar atencioso, que sabe buscar os pequenos detalhes que fazem a diferença!!! bj bj
Eliana Oliveira disse…
ADOREI!!!!! Sempre aprendendo com vc .. Beijos
Inaldo Marinho Junior disse…
Ficou ótimo! Esse texto deve se juntar aos outros que vc tem para lançar um livro!

Postagens mais visitadas deste blog

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro