A serra da Ibiapaba

A serra escolhida foi a da Ibiapaba, mais conhecida como "serra grande". Logo nos primeiros quilômetros de viagem é como se fizesse uma viagem, pela obra de José de Alencar no romance Iracema, onde sua musa inspiradora "com seus lábios de mel e os cabelos pretos feito a asa da graúna" banhava-se na Bica do Ipu.

Depois, no meio da vasta floresta e das flores da serra, algumas pequenas cidades com suas casas e igrejas antigas, como em Guaraciaba do Norte, São Benedito e Ibiapina, para depois chegar onde esta situado o Parque Nacional de Ubajara.

Hora de pegar o bondinho e descer até a Gruta de Ubajara,  cheias de estalactites e estalagmites, as rochas formas figuras que dão nomes as respectivas salas como as das rosas e das cortinas.

Na descida até a gruta é possível avistar toda a vegetação da serra.

Após a visita ao Parque de Ubajara o destino seguinte é Viçosa do Ceará, com suas históricas e belas Igrejas: a do Céu e a Nossa Senhora da Assunção (uma das mais antigas do Ceará), os seus casarões de estilo colonial (com destaque para o Solar da Família Pinho Pessoa), o Gabinete Viçosense de Leitura (onde atualmente funciona a Câmara de Vereadores) e o Theatro Dom Pedro II.


É hora de degustar a culinária local com destaque para as petas (um biscoito de goma de sabor bem diferente dos que são produzidos nas outras regiões do país, pois estes tem uma sua composição além do polvilho o leite de coco babaçu dando um sabor diferenciado), rapaduras, cachaças, doce de jaca e os muitos sabores de licores.

Fascinante visitar esta região que além de ser um oásis no meio do sertão cearense, é a oportunidade de conhecer um pouco da história do ceará, com as lendas dos índios tabajaras e a colonização portuguesa na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro