Descaso com a Cultura de um povo: Museu Histórico do Mato Grosso

Recentemente estive na cidade de Cuiabá a trabalho. Como estava hospedado no Centro Histórico da cidade durante uma folga resolvi dar uma visitada nos equipamentos culturais da cidade.
Uma passada pelo prédio da Biblioteca Pública antigo Palácio da Instrução. Prédio este muito bem cuidado.

Logo em frente um prédio antigo e por fora muito bonito onde funciona o atual Museu Histórico do Mato Grosso.

Este espaço é dividido em várias salas temáticas: logo na primeira uma exposição sobre os sítios arqueológicos do Estado do Mato Grosso, depois salas em homenagem a expedição e a saga do Marechal Cândido Rondon, salas dos governadores e do mobiliário da antiga Residencia Oficial dos Governadores, da Guerra do Paraguai, da formação econômica e social do Estado e do seu povo. 

É um rico acervo que LAMENTAVELMENTE encontra-se jogado.

Não possui sistema de ar refrigerado, todas as janelas abertas e que dão para uma rua movimentada uma ótima opção para quem quiser levar alguma peça em exposição pois não tem nenhum segurança e nem um sistema que impeça este tipo de ação.

O sol bate forte no piano e nos móveis do Século XIX. A sala onde encontra-se este mobiliário é uma das poucas com ar refrigerado mas é um cheiro tão forte de mofo e além disso muitos móveis estão próximos as janelas de onde vem muito sol.

As identificações das obras todas empoeiradas e pregadas com durex já amarelados. 

A estantes onde estão os originais de muitos documentos oficiais que trata da história do Estado do Mato Grosso com os fios a mostra e descascados. Um curto circuito acaba com tudo aquilo. E o que era história vira pó em segundos.

E bem no meio do prédio um banheiro com vasamento que leva água suja para dentro do Museu.

Será que os gestores da cultura deste Estado não observam esta situação?

E os cidadãos deste Estado? Onde encontram-se? Que deixam a sua história ser contada de forma tão decepcionante. Será que neste Estado não tem nenhum representante do poder econômico que possa contribuir com algum apoio financeiro para a preservação desta história?

E o pior logo na entrada do Museu uma placa avisando que o Iphan apoio este equipamento cultural.

E a cidade será uma das portas de entrada dos turistas para a Copa do Mundo. O que terá a mostrar esta cidade aos turistas?

Uma pena.

Comentários

´Sonia Lucena disse…
Meu querido Manoel,
Como sempre adoro o que você escreve. Muito bem colocada as observações sobre a falta de cuidado com a memória do Estado do Mato Grosso.
Mas não posso ficar calada. Ainda bem que não sou eu e Maria Emília que andamos com as nossas tarjetas freirianas, parece que um jovem cearense também faz o mesmo.
Um cheiro,
Sonia
Sonia Lucena disse…
Meu querido Manoel,
Como sempre adoro o que você escreve. Muito bem colocada as observações sobre a falta de cuidado com a memória do Estado do Mato Grosso.
Mas não posso ficar calada. Ainda bem que não sou eu e Maria Emília que andamos com as nossas tarjetas freirianas, parece que um jovem cearense também faz o mesmo.
Um cheiro,
Sonia
Lúcio Alcântara disse…
Que pena, retrato do Brasil de pai João e mãe Joana...
Inaldo Marinho Junior disse…
Infelizmente é grande o descaso com a nossa memória e, consequentemente, com a nossa história...
Passam os governos e muito pouco é feito.
Terezinha Timbó disse…
Era bom que tivesse este relatório que você escreveu exposto no local para as autoridades sentirem vergonha.

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro