Aracaju com seus sabores e saberes

Aracaju é uma cidade que é sempre referência pelos grandes eventos que são realizados nos meses de junho e julho por conta das festas juninas.

www.catadorasdemangaba.com.br/
Estive trabalhando na cidade e resolvi passar o último final de semana para curtir um pouco, e conhecer mais a gastronomia e os sabores sergipanos.
Logo no primeiro dia já fui apresentado a uma fruta típica da região: a mangaba. Que é uma palavra indígena e significa coisa boa de comer. E junto com ela os seus sabores e produtos.
Desta fruta se faz um saboroso suco, bombons, trufas, geleias, bolinhos recheados, biscoitos, licores e uns casadinhos que são de um sabor fora do comum.

Conhecer estes sabores proporcionados pela mangaba é também desbravar o universo das suas catadoras, que são mulheres inseridas num projeto que buscam a geração de renda, a preservação ambiental, a produção dos saberes e os sabores tradicionais do seu povo, a valorização da cultura local, bem como a melhoria da segurança alimentar.

Além da mangaba os frutos do mar foram também visitados e saboreados.
No Bar do Alves, na Coroa do Meio, fui apresentado ao pastel de camarão que vale como uma refeição, pois o mesmo é só recheio do mais puro e saboroso camarão. Junto ao pastel vem como acompanhamento uma porção de vinagrete – confesso que achei estranho a princípio, mas o bom é que combina. E para acompanhar, um suquinho de mangaba para completar o cardápio. 

Procure ser atendido pela Cláudia. A garçonete é uma simpatia e com seu sorriso vai recebendo e atendendo os seus clientes.
Encontre espaço na agenda para fazer uma visita ao Mercado Municipal e almoçar no Restaurante Caçarola. Logo na entrada uma escadaria decorada com imagens de xilogravura, e lá em cima é como se fosse um grande pátio ao ar livre de onde se avista uma linda imagem do Rio com suas águas azuis, e a cidade de Barra dos Coqueiros ao fundo. As mesas todas são cobertas com coloridas e bem cuidadas toalhas de chita.
Os garçons e garçonetes muito solícitos já lhe apresentam um cardápio cheio de pratos com nomes sugestivos.

Um dos mais famosos é o “camarão de cueca”, que é acompanhado de um pirão que, além da farinha, tem também castanhas o que dar um sabor impar.  Para quem não gosta de frutos do mar tem a também conhecida “Galinha de mulher parida” que é bastante pedida.

E as sobremesas!? Estas nem se falam. Tem um pudim de chocolate que se chama “negão gostoso”, tem a “moça virgem”, que é um sorvete de tapioca com calda de banana e canela, e também a “velha fogosa”, que é uma tapioca com um sorvete por cima acompanhado de doce de caju e cobertura de creme de jaboticaba e canela.
É uma viagem pelas comidas típicas do nordeste, porém todas elas revisitadas pela criativa Chef de Cozinha Maggy, que ao final passa de mesa em mesa e pergunta: 

- Está tudo bem?
Claro que o papo não fica somente nisso, pois ela já vem contando mil histórias desde como conheceu os fornecedores de mangaba, sururu, camarão, da noite de insônia que teve e aí resolveu ir no meio da madrugada para a cozinha, e lá criou uma nova receita, da forma que batizou cada uma das suas criações,  até o desafio que foi abrir o restaurante.

E terminando o papo ela usa um termo bem típico da linguagem local para exemplificar o desafio que fora colocar o restaurante para funcionar:
- Teve momento que eu precisava estar “virada no raio da Silibrina” para por tudo isso funcionando.

Que rica, saborosa e proveitosa viagem.

Comentários

Samara disse…
Que legal as dicas Timbó!
Amei!!
Estive em Aracaju rapidissímo e não pude perceber esses pequenos detalhes que você nos presenteou!
Dicas anotadas!
Em minha próxima viagem,irei incluir esses lugarzinhos!!!
Forte Abraço,
Samara
Wanessa Porto disse…
Fiquei com vontade de comer o pastel de camarão com suco de mangaba... desse jeito vou ter de ir logo visitar meu cunhado que mora em Aracaju. Bjos!
Diana disse…
Timbó que viagem gostosa esta heim meu amigo!
Anônimo disse…
Tonel lá em Nova Russas não tinha mangaba?
Anônimo disse…
Serás sempre bem vindo na terra do Cacique Serigy, ao sabor da mangaba de caída e das delícias elaboradas pelas mãos das Catadoras de Mangaba de Sergipe! Abraço
Sonia Marinho disse…
Amei tudo,espero um dia poder fazer uma visitinha e usufruir de todas essas delicias de ver e saborear.
Beijos carinhosos.
Sérgio Cavalcanti disse…
Tonel, só estive em Sergipe uma vez, mas lembro de ter comido muito bem em São Cristovão. Só não lembro o nome do restaurante.
Inaldo Marinho Junior disse…
Parabéns! Belo texto!
Matie Nogie disse…
Mais uma linha, pego o avião amanhã para Aracaju.Que maravilha!
Regina Bispo disse…
Querido,você relatou tão lindamente o local, que senti grande vontade de conhecer!!!Agradeço a dica e o envio.Grande beijo e maravilhosa semana. Regininha.
João Bolinha disse…
Grande Timbó, parabéns pela agilidade,leveza e substancia do seu texto sobre nossa Aracaju.
Só com a leitura fui sentindo os diversos sabores ali relatados.
É como aquele refrão de uma música nordestina: "é de dar água na boca"
João Bolinha.
Adriana Mendes disse…
Adoorei!!! Fiquei até com água na boca...
Um dia, vou conferir cada guloseima!
Obg e bjim
Jane Alves disse…
Adorei saber mais sobre a minha terra. Irei ao Caçarola na última semana de julho, quando farei a quarta viagem a Aracaju neste ano. Jane

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro