Porto Velho - a Pérola do Madeira





Depois de quatro dias trabalhando e tendo tudo sido concluído com êxito um espaço para conhecer Porto Velho também conhecida como “Pérola do Madeira” com seus pontos turísticos, sua história e suas tradições.

Passear pelas ruas do centro da capital do Estado de Rondônia é ter a oportunidade de conhecer um pouco da história da ferrovia Madeira-Mamoré, da chegada dos americanos e ingleses nesta região.

A primeira parada na Praça das Caixas D´água também conhecida como “Três Marias” que estão totalmente preservadas e são consideradas patrimônio histórico da cidade. Vindas em kits diretamente dos Estados Unidos no começo do Século XX para servir como reservatório de água para abastecimento da cidade a partir da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A primeira foi edificada em 1910 e as outras duas em 1912. Tiveram como empresa responsável pela construção e o projeto a multinacional americana Chicago Bridge & Iron Works.

Logo depois subida a um dos mais altos edifícios do Centro da Cidade e de lá uma vista panorâmica de toda a cidade: os edifícios antigos, o Mercado da Cultura, o Prédio do Relógio, a Catedral da Cidade, o Seminário, a Biblioteca Pública, o Palácio Getúlio Vargas (atual sede do Governo do Estado), o Complexo Ferroviário e os barcos ancorados no leito do Rio Madeira.

Depois disso uma parada para uma tigela de açaí que nutre e também refresca afinal o calor era de quase 39º . O gosto do açaí desta cidade é bem forte e claro muito saboroso e aqui se toma acompanhado de banana e uma farrinha de tapioca crocante. É bem diferente mesmo mas muito gostoso.

Em seguida um passeio no Complexo Ferroviário da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré onde se encontra ainda alguns vagões da antiga ferrovia, uma locomotiva (Maria-Fumaça) e vários galpões que começam a ser revitalizados.

Margeando o Complexo Ferroviário têm-se os barcos que realizam passeios pelo Rio Madeira e lá vou eu para mais esta aventura que consiste em um passeio pelo Rio até a entrada da construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio.

O Rio Madeira possui este nome devido no período de chuvas seu nível sobe e inunda as margens, trazendo troncos e restos de madeira das árvores. No percurso diversos pedaços de madeira que flutuam e dividem espaço com os lindos botos que sobem na água para respirar. Vi vários botos cor de rosa e também um de cor cinza – nem sabia que existia também um desta espécie.

O passeio pelo Rio é marcado por belas paisagens e uma das mais bonitas é o por do sol que fica iluminando o céu e refletindo na água que vai tomando uma cor mais brilhante.

Um fantástico passeio que revigora e fortalece para enfrentar a próxima missão.

Comentários

Rosangela disse…
Querido amigo,Primeiro , obrigada pela viagem à Porto Velho.
Anônimo disse…
e este açai heim amigo deve ser uma coisa de boa.
Marilia disse…
Fico realmente feliz por você ter gostado do passeio em Porto Velho e divulgar o quão bela é esta cidade que acolhe tão bem aqueles que vem a trabalho, a passeio ou morar aqui.
Muito bom seu relato, deu vontade de ir lá conhecer!
Bom texto, deu vontade de ir lá!

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro