Exposição: Lucio Costa - Arquiteto


Hoje visitei a exposição que está em cartaz no Museu Nacional de Brasília dedicada ao criador de Brasília e que faz parte das comemorações dos 50 anos da Capital Federal.

Lúcio Costa – arquiteto, traz um panorama completo da obra do arquiteto brasileiro que ficou conhecido no mundo com o projeto do Plano Piloto.

A exposição não se limita apenas ao traçado de Lúcio Costa que deu origem a Brasília. É uma grande oportunidade de se conhecer a trajetória profissional como arquiteto característica esta ainds bem desconhecida da maioria dos brasileiros.

Na exposição podemos conhecer os diferentes projetos do arquiteto, fotos, vídeos, projeções e maquetes.

Para mim os projetos mais interessantes além do Plano Piloto de Brasília destacam-se:
o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York em que o seu projeto foi vencedor do concurso e teve como segundo colocado o ainda desconhecido Oscar Niemeyer e Lúcio Costa de forma humilde o convidou para junto com ele colocarem em prática o projeto;
o Prédio do Ministério da Educação( Palácio Capanema) no Rio de Janeiro que é considerado um marco no estabelecimento da Arquitetura Moderna Brasileira, tendo sido projetado por uma equipe composta por Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

São trabalhos que revelaram ao mundo a arquitetura moderna brasileira.

Imperdível!

Comentários

Hector Jaspersen disse…
Oi amigo,
Tudo bem?
To com saudades de voces e de Brasilia, obrigado por compartilhar sua experenca.
Me lembro muito bem minha viagem onde voce me mostrou muito da cidade, boas lembrancas e gratititude.

Abracao.

Héctor

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro