Lago de Três Marias e o Rio São Francisco



Estou desde o último domingo viajando pelo Estado de Minas Gerais. Nestes dias tenho tido a oportunidade de visitar vários municípios e regiões diferentes.
Iniciamos o trabalho pelo que se denomina Circuito do Lago de Três Marias em seguida uma passada rápida pelo Circuito das Cavernas e Mar de Minas e desde a última quarta-feira estou na região denominada Circuito Nascente das Gerais.
Na região de Três Marias tive a oportunidade de conhecer a Hidrelétrica do mesmo nome.
Naquela região era como se estivesse viajando pelas páginas do Grande Sertão de Guimarães Rosa.
Ver o Rio São Francisco em alguns momentos estreito e calmo, em outros largo e revolto foi de uma beleza indescritível.
Na visita a hidrelétrica de Três Marias foi a oportunidade de conhecer a história daquela que fora criada inicialmente não para gerar energia mas com uma alternativa de tornar o Rio São Francisco navegável, perenizado e buscar desenvolver a região a partir da agricultura.

Hoje é uma usina que além da produção de energia, desenvolve vários projetos de responsabilidade social e ambiental.
Lá vi água, tecnologia, modernidade mas também uma diversidade de fauna como: garças e biguás – uma espécie de pato preto d´água doce que possui uma interessante característica que é a de mergulhar nas profundezas do rio para buscar o seu alimento:os peixes e para isso chegando a ficar até 5 minutos sem respirar.

No município de Morada Nova de Minas mais uma vez o Rio São Francisco é a nossa fonte inspiradora, agora em uma balsa durante quase meia hora vejo na suas margens uma população de ribeirinhos e pescadores: Chicos e Chicas que e que tiram do Rio a sua sobrevivência e que com suas histórias nos encantam e mostram o verdadeiro sentimento de ser mineiros e brasileiros.

Comentários

Hector disse…
OI Manuel,

Muito intereante seu relato, cada canto do Brasil e mágico.

Obrigado por compartilhar

Abracao

Hector
Roseli disse…
Lindo irmão. Só tu mesmo poeta!

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro