O meu Natal

Passei o natal em minha querida terra Nova Russas - Ceará.
Sempre que vou lá é um momento de reencontro.
De me reencontrar com a criança, com o adolescente que ainda tenho em mim.
Lembrar de quando ainda menino já começava a ter mil responsabilidades ajudando o meu pai todos os dias no trabalho dele lá na Casa Lotérica.
Das reuniões do Leo Jr., com os trabalhos de responsabilidade social que realizávamos com o povo pobre e carente daquela cidade.
Das festas da cidade.
Das lembranças dos preparativos do Natal quando a cidade começava a se iluminar com uma enorme árvore de natal cheia de luz que se instalava no palanque da Praça da Igreja.
Do presépio que se montava na lateral da Igreja de Nossa Senhora das Graças que para mim tinha uma dimensão de que as esculturas eram gigantes.
Desta vez fui visitar o presépio e vi que ele tem um tamanho normal; acho que quando somos crianças tudo é muito grande. Mas continua belo como naquele tempo e ainda me emociono quando vejo principalmente os cordeirinhos e o menino Jesus na manjedoura.
É também a oportunidade de encontrar os amigos de infância que somente nesta data conseguimos reunir os três: eu, Michelline e Rosa Mônica. Já que estamos atualmente morando em cidades diferentes.
E hoje além delas, os seus maridos e os filhos formamos uma grande família.
E claro reunir toda a família sempre em uma ceia na casa de meus pais com a presença dos meus irmãos(oportunidade de estarem os quatro juntos), tios, tias e primos.
Este ano o Tio Benedito que é o maior incentivador destas reuniões não estava presente, mas sempre lembramos dele, além dos ensinamentos de nosso avô Antonio Gomes que nos fazia chorar com as suas palavras sobre o menino Jesus.
Confesso que volto hoje para Brasília mais fortalecido pela oportunidade de ter uma família unida e que mantém esta tradição de se reunir, de orar, de agradecer, de celebrar o dia de Natal.
E mais ainda pelos ensinamentos e força de minha mãe e de meu pai que sempre serão os maiores incentivadores de seus filhos.
Isso é o meu Natal em família.

Comentários

Rosangela disse…
Amigo, c vc consegue descrever tao bem seus momentos importantes de sua vida.Lendo me sinto c se estivesse presente.
Vc e mto especial.
Super bj e se puder venha!!!!!!!!
Bjs mil da amiga e fã
Terezinha Timbó disse…
Achei lindo este texto, até me emocionei.
Rosa Mônica disse…
Oi Tel, assim como vc sento-me muito bem nesta época, fico feliz, contando os dias, em saber q/ estaremos tds juntos outra vez.
Um forte abraço.
Arlene disse…
Oi querido. Li no seu blog uma mensagem que você escreu sobre seu natal. Com suas palavras me senti lá em Nova Russas também. Como o tempo passa rápido... Mas dentro de mim parece que foi ontem. Nossos trabalhos juntos em sua casa. Comendo carambola... Ai que saudade. Desejo a você um ano maravilhoso. Espero um dia revê-lo. Você faz parte de uma época da minha vida que vou guardar para sempre. Sinto saudades dela também. Beijos...

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro