Livros


Hoje recebi de uma amiga maranhense Berenice Gomes - a Berê, uma notícia de um trabalho que está sendo desenvolvido por escritor Wilson Marquez de divulgação da Biblioteca Municipal de São Luis que tem como objetivo a formação de cidadãos críticos e pessoas informadas, além de está divulgando a cultura daquele Estado.

Ao ler a notícia resolvi fazer esta postagem e acho oportuno, porém, citar Sêneca, um dos grandes nomes da filosofia e um dos maiores homens da Antiguidade, que reuniu algumas observações extremamente interessantes no livro " Sobre a Brevidade da Vida".

Nele, o filósofo enaltece os momentos de solidão, as horas de estudo, a busca da sabedoria e o silêncio da leitura.

Sêneca acreditava que, graças aos livros, " não nos é vedado acesso a nenhum século, somos admitidos a todos; e se desejamos, pela grandeza da alma, ultrapassar os estreitos limites da fraqueza humana, há um vasto espaço de tempo a percorrer".

Comentários

Caro Manoel. Sou Coordenadora da Biblioteca Municipal de São Luía do Maranhão (meu nome é Anízia Nascimento). Envio sempre as notícias de nosso Estado (em comum) para Berenice e ela faz o "impossível" para ajudar as bibliotecas em nosso país, os bibliotecários em suas atividades e o mundo com a divulgação dessas ações. Agradecemos a citação sobre nosso querido Wilson Marques, companheiro de jornada literária, voluntário da Biblioteca Municipal de SL/MA e escritor,pesquisador, fotógrafo, amigo dos livros, provedor de várias formas de leituras, ou seja, um homem de muito valor e luta, cidadão ético. Enviarei para você o endereço do blog de Wilson. Unidos venceremos!
Agradecemos!(Equipe da Biblioteca Municipal de São Luís).
Temos orkut bibliotecajs@gmail.com
Bere disse…
Parabéns Manoel.
Enaltecer o conhecimento é sempre uma valiosa contribuição.
Hector disse…
Oportuno o comentário e interessante mesmo.
Unknown disse…
Tel, amei o texto sobre Sêneca ... de fato ler , estudar é um ato de solidão. Eu nordestina que sou conheço lugares e culturas de espaços que nunca foram sentidos pelos meus pés, mas que minha alma e meus sentimentos fazem-se presentes através da mágica de ler.
PARABÉNS!! Lindo texto.

Sua sempre amiga , Nega
Unknown disse…
Tel, amei o texto sobre Sêneca ... de fato ler , estudar é um ato de solidão. Eu nordestina que sou conheço lugares e culturas de espaços que nunca foram sentidos pelos meus pés, mas que minha alma e meus sentimentos fazem-se presentes através da mágica de ler.
PARABÉNS!! Lindo texto.

Sua sempre amiga , Nega

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro