Minha Terra e a Festa de Agosto

No ultimo final de semana estive em Nova Russas – CE, cidade onde nasci, onde moram os meus pais e onde vivi até os quinze anos de idade.
No mês de agosto é comemorada a festa de Nossa Senhora das Graças a padroeira da cidade e os novarussenses que estão dispersos pelo mundo retornam a sua terra.

É neste momento a oportunidade de encontrar os amigos de infância, os primeiros professores, os familiares e claro agradecer a Nossa Senhora das Graças as benção recebidas durante todo o ano.
Neste retorno a Nova Russas confesso que fiquei emocionado e me bateu uma saudade. Por algumas horas quando cheguei na praça da igreja foi como se passasse um filme da minha vida. Comecei a lembrar da procissão do dia 15 de agosto, com a rua toda enfeitada de velas e as pessoas cantando os cânticos de uma época em que ainda crianças contávamos os dias para a chegada da festa, parecia que o mês de agosto não ia chegar nunca.

Até hoje eu não posso escultar o hino de N. Sra. das Graças que eu me emociono.

E o alvorada ao meio-dia! Muitas vezes estava almoçando e deixava podia ser a comida que mais gostasse, ficava para trás, pois queríamos acompanhar a banda tocando na porta da igreja.

Como era saboroso o pirulito caseiro que era vendido naquele tabuleiro furado e enrolado com papel de seda. E o algodão doce? O sorvete de máquina? A maça do amor? E o parque quando era às margens do Rio Curtume. Sem esquecer das idas para lá e sempre aquelas mesmas recomendações: - não é para ir no "espalha-brasa". Tempo bom aquele!

E a preocupação era a roupa para ir a festa? Sempre queríamos estar bem vestidos para irmos a festa do clube. Pois isto era o que importava.

Era uma época cheia de ingenuidade e sem nenhuma maldade. Como era divirtido.Como era saudável.

Saudades deste tempo.

Hoje o menino da época já nem cabelo tem mais, pois o tempo passou, mas restou no coração a emoção de ter vivido e vivenciado os ensinamentos que foram deixados por todos os que participavam da nossa festa de agosto.

Saudades desta Nova Russas! Saudades da Festa de Agosto!

Saudades de dizer bem forte: " Nova Russas vos pede uma bênção" . E que N. Sra. possa abençoar os que aí estão e os que não estão e com o seu manto nos cubra de proteção, amor e paz.

Comentários

Hector disse…
Muito obrigado por compartilhar suas experiencias.

Olhe como passa o tempo, vc que era um menino inoscente, agora um adulto careca …rsrs
Italo disse…
Emocionante o seu texto.
Acho que só as pessoas que viveram no interiror conhecem a dimensão disto.
Também fiquei com saudades da minha infância.
Bjs.
Tel estarei indo sexta-feira para passar o final da festa. Que pena não nós encontrarmos. Quanta emoção ao ler, é tudo real, maravilha termos vivenciados estes momentos na infãncia..., eles serão sempre relembrados com muito carinho e adoração. Dia 14 Nossa Senhora está lá em casa, sua madrinha está radiante de felicidade. E nós tb por compartilharmos destes momentos de fé e devoção em familia. Bjos grande e que Maria te cubra de bençãos.
Teca disse…
Adorei a leitura sobre os festejos de agosto, tá igualzinho acontecia mesmo, vc so esqueceu de dizer que era comigo que vc andava pela praça e pelo parque. RS RS RS Bjs
Rosa Mônica disse…
Tel,
que emoção!! Realmente essa foi a sensação que tive qdo estavamos no leilão. Nossa infância foi maravilhosa, agora mais do que nunca percebo isso.
Saudades sempre!!!
Bjos.
Nivea disse…
Sim querido Timbó!!! E que a N. Srª, e os anjos protetores, e os irmãos espirituais, enfim... que toda essa força e luz espirituais possam nos iluminar, derramar sobre nós o amor mais puro, a paz mais intensa... nos dar a sabedoria para entender que os cabelos até podem cair, ficar brancos mas a nossa essência é intocável, imutável,... Infelizmente poucos de nós percebemos que aquela inocência, ingenuidade de criança, pureza, verdade, está bem no fundo de nossa alma. Mas tudo isso está bem guardado no fundo, lá no fundo do nosso coração. Mas são poucos os que se aventuram a olhar para dentro de si mesmo, no silêncio de sua alma, silêncio que nos conecta com o que há de mais belo em nós, e também com o que há de mais sombrio...
Eis aí a questão meu querido Timbó, que a Nossa Senhora nos dê a coragem para olharmos para nós e buscar o que há de melhor de nós mesmos e dividí-las com os outros, com a vida... Tenho certeza que vc mantém essa criança dentro de vc, jamais a apague... a abandone... Se perdermos a inocência, a ingenuidade, acho que o mundo fica menos colorido... Não é? Bjs!!
Unknown disse…
foi um prazer revê-lo meu amigo!! volte sempre!! abraçOO
Timbó,
foi um prazer conhecê-lo, em Pirenópolis-GO, no Encontro Nacional dos Consads.
Sou do Médio Jequitinhonha, conterrâneo do Patrus.
foi um prazer redobrado ao conhecer melhor seu perfil, de origem do interior do país, de pequena cidade.
Me identifico com gente com esta história de vida.
Bonito seu texto sobre a festa religiosa da sua cidade.
Minha cidade, Berilo, Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, com 2.500 habitantes, tem a Festa de Nossa Senhora dos Pobres, que bem parece com a da sua cidade.
Um abraço amigo.
Álbano

PS:
Também tenho um blog:
blogdobanu.blogspot.com
Unknown disse…
Faltou falar dos grandes sucessos da época que tocava nas barracas...As muúsicas do Zé Orlando, os bregas do Amado Batista e o sucesso do conterrâneo Tony Jorge "Vai pombinha"...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Unknown disse…
OláManoel, ontem dia 01/09/09 vc deu uma palestra na UNIFIEO em Osasco, fiz um comentario e nós acabamos não dicutirmos isso. rsrsrs

Prazer em conhece-lo.

Sucesso

Marcos Felipe
Unknown disse…
Você parece ser uma pessoa bem interessante!
ESta foto esntão, é linda!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro