Guapiara: Arte e Desenvolvimento Local

Estive esta semana em visita ao município de Guapiara que está situado no entorno do Parque Estadual Intervale e do Parque Estadual do Alto Ribeira - Petar no Sudoeste do Estado de São Paulo.

Uma região de clima frio e de belezas naturais com uma extensa vegetação de mata atlântica tive a oportunidade de conhecer duas experiências que muito me chamou atenção: o projeto Sabor da Terra e o projeto de artesanato que é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nos dois projetos o objetivo é o aproveitamento de matéria prima numa perspectiva sustentável.

A partir do trabalho dos artesãos foi se consolidando a temática do desenvolvimento local sustentável e o fato de estarem numa região que existe a preocupação com a preservação ambiental deram início a várias capacitações tendo este enfoque.

Hoje é possível identificar impacto na economia das famílias beneficiárias no tocante a geração de trabalho e renda.


Pelo projeto Sabor da Terra se produz: geléias, doces, sucos, polpas e através dele duas iniciativas me chamaram atenção: na devolução de 6 embalagens de produto ganha-se uma geléia grátis, assim tem-se a oportunidade de reutilização de embalagens e outro é o uso de uma bolsa também reutilizavel que o cidadão ao comprar os produtos recebe não havendo o uso de sacolas plásticas.


Feito com mãos que transformam arte em desenvolvimento encontrei artesanato em palha, madeira, bambu, fibras e tecidos.

Comentários

Unknown disse…
muito obrigada pela divulgação do trabalho realizado aqui em Guapiara, com os artesãos, lembro também que a Secretaria de assistencia social, junto as outras esferas governamentais(estadual e federal) também são parceiras elos resultados que voce encontrou. Espero poder contribui para melhorar ainda mais nossas iniciativas. Espero que volte ao nosso municipio.

Forte Abraço,

Ligia Maria
Prefeitura Municipal de Guapiara/ Secretaria Municipal de Assistencia Social
Hector disse…
Obrigado por compartilhar tua experiência.
Samara disse…
Oi Timbó,
Muito legal essa divulgação do trabalho de Guapiara, acho fantásticas essas iniciativas que vem da prática coletiva, nos princípios da economia solidária.
Que bom dividir conosco, valeu a dica!!! Abçs, Samara

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro