O Sertão está virando mar: o Rio Tocantins


Estou em viagem pelo estado do Tocantins.
Vou falar de algo que pode ser contraditório, pois vejo no noticiário da televisão que muitos municípios estão em estado de calamidade devido às cheias.
As travessias de barco que demora aproximadamente trinta minutos estão fazendo em mais de uma hora e meia, devido a quantidade de água. Um pouco de medo e apreensão – coisa de menino criado no sertão do Ceará e que não aprendeu nadar.
Escrevo agora sobre uma realidade que vejo nesta região.
As chuvas estão fortes. Parece que o sertão está virando mar.
Na travessia do Rio Tocantins, vejo um rio de dimensão que parece o mar.
Não consigo ver à margem do rio.
Porém quero falar da beleza das águas do rio, dos cardumes que irão alimentar os ribeirinhos e enchem de esperança, pois vêem possibilidade de alimentos no período de estiagem.
Contraditório? Sim.
Mas no Rio Tocantins vejo beleza, riqueza e esperança de dias melhores pois inverno é também sinal de fartura e prosperidade.

Comentários

Héctor disse…
Obrigado por compartirar sua história de sua viagem
Edite disse…
Bom dia!
Muito bom poder conhecer as belezas do Brasil, através das suas viagens, do seu trabalho.
Nivea disse…
É!! Pelo o que vc está contando, pode-se dizer que realmente a natureza está se transformando, ou melhor, suas fases estão se transformando... o que era antes seca agora é inundação... Talvez seja essa a resposta que a natureza está dando para a humanidade. Bem, mas fique tranqüilo amiguinho, seus anjos estão olhando por vc... Faça como vc está fazendo,; tente ver a beleza de tudo que acontece. Que bom que vc não fica enjoado né Timbó. Se eu estivesse no seu lugar eu já teria colocado “tudo” pra fora... Boas viagem amiguinho. Boas navegações. Se cuida e cuide dos documentos também... Até a volta!! Bjs!

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro