Litoral Ocidental Maranhense

Quando viajo para a região do Litoral Ocidental Maranhense é sempre uma aventura.
Imaginem vocês minhas amigas e meus amigos que são duas horas de estrada, duas horas de ferry-boat e quando volto no mesmo dia para Brasília mais duas horas e meia de avião.
Em quase sete horas do meu dia eu viajo por três elementos da terra: ar, água e terra.


No AR: um lindo sobrevôo sobre São Luis, uma bela vista da ilha que muitos chamam “Ilha do Amor”, “Ilha do Reggae” com seus belos casarões antigos e seu centro histórico de riqueza incalculável.
Um lindo por do sol.


Na ÁGUA: na partida do ferry (batizado com o nome Cidade de Tutóia) avisto duas pequenas ilhas e uma imensidão de babaçus na baia de São Marcos.
De repente sou surpreendido com uma revoada de pássaros. Não consigo identificar a espécie. São vermelhos e belos. Que com seu sobrevoo formavam um passo que parecia um espetáculo de balé, transformando o céu num grande baile.
Se fosse a noite comparo como uma chuva de estrelas cadentes que iluminam o céu.
Vejo também um farol no meio dos babaçus. Me sinto norteado assim como o homem do mar que se guia pelos faróis.
Como a maré está seca visualizo os mangue e claro a vida que dele brota – os saborosos caranguejos.
Uma jangada solitária na imensidão do mar sendo comandada por mais um bravos jangadeiros.


Na TERRA: as comidas típicas do maranhão: o camarão, o bolo de tapioca, os doces de frutas típicas.
Os lagos, lagoas e rios todos cheios devido a grande quantidade de chuvas.
Os nativos com suas misturas de negros e índios.
Uma parada para uma conversa com algumas pessoas e identifico um papo que me chama atenção um motorista que está preocupado com a questão ambiental e a preservação do meio ambiente.
Mais a frente outros parados assistem a novela Senhora do Destino que como a personagem principal são senhores e senhoras que interferem nos seus destinos.

É sem dúvida uma diversidade está neste lugar.

Como já escrevi antes o Maranhão é realmente fabuloso.

Comentários

Berenice disse…
Manoel, tudo indica que esses pássaros avermelhados são guarás que saem em revoada. Realmente a baixada ociedental maranhense é fabulosa.Obrigada por compartilhas as belezas da minha terra. Vou citr um trecho da música do poeta e compositor João do Vale: todo mundo canta a sua terra, eu também vou cantar a minha,modéstia à parte, seu moço, minha terra é uma belezinha..."e por aí vai descrevendo as prais, os cantos dos pássaros e finalisa o saudoso João: "tinha tanta coisa p'ra falar quando estava fazendo esse baião que quase me esqueço de dizer que essa terra tão linda é o Maranhão..."
Italo disse…
Neste lugares não tem assim, umas fotos deslumbrantes que vc possa anexar e mandar junto?
Adoraria arquivar umas fotos destas. Tenho uma pasta no computador chamada "Lugares" onde arquivo estas fotos sensacionais
Nivea disse…
Fabuloso é também guardar na lembrança e no coração a força que esses três elementos que compõem a natureza têm. Bjs!@
Hector disse…
Obrigado por compartirar sua viagem, ache muito interesante e uma regao mágica do Brasil.
Terezinha Timbó disse…
Olhei para o horizonte e vi aqui no sossego uma lindeza de verde imagine aí por onde você anda. O seus textos ´transmitem uma paz, uma força, uma fé em acreditar que um menino nascido no ceará filho de mãe que morava no interior enfrenta todas as dificuldades da vida.Portanto é isso que vejo em você.

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro