O Rio de Janeiro e seu Patrimônio Histórico

Estive no Rio de Janeiro onde fui passar as festas de final de ano. Além dos locais que todo turista visita como praias, o Corcovado e o Pão de Açúcar eu sempre que lá vou aproveito para visitar o Rio de Janeiro histórico com seus ainda casarões e igrejas antigas que nos faz lembrar que aquela cidade foi capital do Império e da República.

Nas minhas visitas anteriores sempre ia à Biblioteca Nacional, aos sebos da Rua do Ouvidor, ao Museu Nacional, um café na Confeitaria Colombo, um momento de reflexão e oração no Mosteiro de São Bento.

Desta vez o roteiro não fora preparado por mim e sim pelo meu amigo e especialista em genealogia Fernando Januzzi. Além de mim e Fernando tivemos a companhia do outro amigo Edison D´Amario.

Era um dia de muito sol e nem a praia lembramos que existia, pois naquele dia a prioridade era passear com calma pelo centro histórico.

Iniciamos com uma missa e uma benção na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência que é considerada um dos maiores símbolos do barroco brasileiro e logo no altar mor entrada somos supreendidos com uma das imagens mais bela que tive oportunidade de visualizar o Cristo Alado (que é um dos poucos exemplares no mundo) e representa a cena do sonho de São Francisco de libertá-lo do sofrimento da cruz. É simplesmente de uma beleza extraordinária. Além de uma energia indescritível pois era naquele dia realizada a última bênção do ano de 2008 na Igreja de Santo Antonio e claro um momento de reflexão, agradecimentos, orações e pedidos para o ano de 2009.

No sermão do monge os ensinamentos de Santo Antonio: perdão, caridade, amor, união, humildade, paz, fé e esperança.

Em seguida uma pausa para um almoço na já tradicional Confeitaria Colombo com sua arquitetura Art Nouveau, e seu grande espelho de cristal trazido da Antuérpia nos faz viajar no tempo.

Novamente seguimos para outra igreja a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Que já foi a sede episcopal da diocese motivo pela qual também é conhecida como Antiga Sé.
Lá também foi Capela Real Portuguesa e Capela Imperial sendo palco da sagração de D. João VI como Rei de Portugal e dos imperadores D.Pedro I e D. Pedro II como Imperadores do Brasil.

E para concluir o passeio a realização de um antigo sonho meu que era o de visitar o Real Gabinete Português de Leitura. Um prédio que tem a sua fachada inspirada no mosteiro do Jerónimos de Lisboa.

A biblioteca do Real Gabinete possui a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Entre os cerca de 350.000 volumes, nacionais e estrangeiros, encontram-se obras raras como um exemplar da edição de Os Lusíadas de Camões.

Comentários

Anônimo disse…
Pois, pois parabéns pelo passeio cultural Sr. Manoel!
Anônimo disse…
Timbó do céu... que imagem é essa do Cristo Alado!!! Meu Deus!!! Só de olhar a foto por aqui já emociona... Nossa, dependendo do meu estado de espírito eu acho que, ao ver essa imagem pessoalmente, eu iria chorar... Já choro à toa mesmo.
Te confesso que eu nem iria imaginar que no Rioo há esses lugares para conhecer... Ver esses monumentos tão antigos já me faz refletir em outro aspecto: Que estamos aqui de passagem mesmo né!!! Somos mais um entre tantos que já viveram e olharam para essas imagens; já parou pra pensar? Quanta História, quantas estórias, quantas vidas, esperanças, aflições, quantos sonhos, rostos já não pararam, por exemplo, diante dessa imagem do Cristo Alado e a olharam, admirando-a, contando os seus mais profundos segredos, medos, abrindo os corações... Quantos estiveram ali e já se foram para outros mundos... E nós estamos aqui, vc está aqui, e deixa a sua História de vida registrada por onde vc passa... Mais um olhar, um rosto, esperança, sonhos, medos que param diante da magnitude desses monumentos...
Ai ai!!! Que estejamos só de passagem, mas temos que deixar registrada nossa História de vida, de preferência nos corações daqueles que nos são especiais... Não é?
Anônimo disse…
Timbó querido, estou me alfabetizando em informática. Você foi meu primeiro Blog (aquele que agente nunca esquece), alias não só o Blog, você É inesquecível.Beijos, Ana Cecília.

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro