Bonito para chover


Estou nos lençóis maranhenses.
Hoje um dia de muita chuva e de comemoração pelos agricultores e moradores do campo. Por onde se passa escuta o velho ditado popular do nordestino: “hoje o dia está bonito para chover”.
Vivendo atualmente em Brasília e recentemente quando estive no Rio de Janeiro sempre escuto que o dia está feio, pois o tempo está propicio para chuva.
Aqui no nordeste é momento de festa, de alegria e comemoração.
No município de Humberto de Campos até fogos de artifício eu escutei; era a comemoração do anúncio do inverno.
Vi crianças se dividindo entre a água do rio e da chuva que caia em Santo Amaro do Maranhão.
Os primeiros trovões enchem de expectativa todos,
É a esperança de novos dias,
De campos com frutas e legumes,
É anuncio de abundância de produção,
É São José e São Pedro abrindo as torneiras do céu para a prosperidade e a fartura.
Viva o mês de janeiro!
Viva o inverno no nordeste brasileiro!

Comentários

Anônimo disse…
Amigo,


Para quem não conhece o Maranhão foi uma linda viagem atraves de cada detalhe escrito com tanta sensibilidade.
Obrigada por me mostrar um pouco de sua vivência num lugar tão lindo.
Manoel Timbó disse…
Amigo querido.
Escrevi no seu blog mas não consegui criar a conta corretamente sendo assim, entrei como desconhecido mas foi sua fã nº 1111111111111111
beijos saudades e muito obrigada .
Foi muito bom conhecer o Maranhão.
Anônimo disse…
Antes de mais nada meu querido amiguinho, me desculpe por ainda não ter tido tempo de ler suas mensagens. Nunca deixe de me enviá-las tá. Como já lhe disse um dia, em poucas pessoas percebemos a sensibilidade, a capacidade de ver o que não é visto pela maioria, em tudo o que nos cerca. Em outras palavras, nem todos olham as coisas e realmente as vêem; às vezes é preciso ver com os olhos da alma, e isso, muitos poucos conseguem... Tenho certeza de que vc vê com os olhos da alma...
Essa pequena narração sua me chamou atenção para um aspecto muito importante que faz toda a diferença em nossas vidas: A questão dos diferentes valores que algo pode assumir. Como um mesmo cenário pode significar na verdade muitos outros, só depende do ângulo em que os vemos ... Vc vê, tem dias em que nós acordamos reclamando da chuva que cai lá fora, xingamos, esbravejamos... Meu Deus!!! Tudo tem a sua beleza, tudo está contribuindo de alguma forma para alguma coisa; até mesmo as catástrofes naturais, que matam tanta gente... Vc já percebeu que até essas tragédias, que nos chocam sim e nos amedrontam ( Como não?) fazem com que as pessoas se comovam, se unam, colaborem, ajudem... é assim, são necessárias tragédias para nos lembrarmos que, na essência, somos seres bons... Só que, infelizmente, muitos não se dão conta disso...
Timbó, para mim essa sua narração só mostra uma coisa: que tudo tem o seu valor. Enquanto esbravejamos a chuva que cai lá fora, há aqueles que fazem festa pelo lindo dia chuvoso e nublado, que enche de esperança os corações daqueles que para serem felizes precisam de muito pouco, como um dia de chuva... :)

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro