De Batalha para os demais municípios do Baixo Parnaíba

Nesta minha última missão pelo Piauí tive a oportunidade de visitar mais alguns municípios do Baixo Parnaíba Piauiense.

Mais uma vez tive como base a cidade de Batalha onde sempre sou muito bem recebido pelas pessoas daquele lugar.

Todas as noites depois de uma longa jornada de trabalho colocam-se as cadeiras na calçada para pegar um pouco da brisa que a noite sopra mais forte e diminuir o calor do Piauí.

Nesta pausa para relaxar e sempre sou acompanhado pelo Willian, Patrícia, Adão, Socorro, Ana Amélia que com os seus saborosos doces nos recebe tão bem em sua residência. É o momento de avaliarmos um pouco o que vimos e vivenciamos pelos demais municípios de abrangência do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Baixo Parnaíba Piauiense – Consad.

Visitei nos cinco dias em que lá estive nove municípios da região: Esperantina, Luzilândia, Joaquim Pires, Barras, Nossa Senhora dos Remédios, Cabeceiras do Piauí, Brasileira e Piriripi, além de Batalha.

Em cada uma destas cidades tive a oportunidade de conhecer pessoas que através de seu trabalho, dos movimentos sociais que fazem parte começam a dar a sua contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas destes lugares.

Me surpreendi em ver tantas mulheres liderando Sindicato dos Trabalhadores Rurais, muitas delas são presenças assíduas na Marcha das Margaridas e também a maioria são as chefes de famílias pois com a saída de seus maridos para trabalharem em fazendas em outros estados se dividem entre as tarefas domésticas e o trabalho no campo.

Visitei desta vez o município de Barras situada às margens dos Rios Longá e Maratoã que é conhecida como a Terra dos Governadores e dos Intelectuais e que recebeu este título por cinco dos seus filhos ilustres terem governado o Piauí, um o estado do Amazonas e outro, o de Pernambuco.

Lá conheci a Academia de Letras Vale do Longa instituição existe há mais de trinta anos e que congrega os intelectuais e poetas daquele lugar. Situada em um prédio histórico no centro da cidade.

Era época dos festejos de Nossa Senhora da Conceição em muitos municípios da região e em quase todos os lugares que passávamos víamos as pessoas mobilizadas para algum evento relacionado as comemorações religiosas.

Foi sem dúvida mais uma oportunidade de conhecer os municípios do Baixo Parnaíba Piauiense que com suas histórias, lendas, tradições culturais e que começam a se destacar no cenário daquele estado.

Comentários

Anônimo disse…
olá amigo Timbó,
é grande a saudade do amigo,adorei sua última postagem, realmenta vc tem razão, o Piauí é grandioso e sua diversidade encanta a nossa gente!
abraço do amigo WILLIAM
Unknown disse…
Olá Timbó,
Td bem?
Infelizmente ainda não tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente... Em ocasiões futuras não faltaram oportunidades!! É, sou eu mesma, a Samara, amiga do William e Lusia, que entende tudo de "APRISCOS", rs rs rs. Adorei o seu blog, principalmente os comentários do meu Estado: Piauí! Adoro essas andanças poraí... Já alguns blogs, termino desativando, preciso ser mais persistente. :)
Abraços,
Samara
Oi Timbó!

Não conhecia mais este espaço seu na net!
É sempre bom saber sobre seus comentários, ainda mais quando tece elogios a nossa Batalha!
Abraço e muito sucesso!

Manin (Batalha - PI)
Anônimo disse…
Timbó
muito obrigado ! sempre
patrícia

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro