Além do Ceará, Tocantins e Maranhão também no Piaui estou


Além do Maranhão, do Tocantins e do Ceará também estou viajando com freqüência para o Baixo Parnaíba Piauiense.

O Baixo Parnaíba Piauiense está situado no norte do Estado e possui uma população estimada de319.885 habitantes e está dividida em dezoito municípios (Barras, Batalha, Boa Hora, Brasileira, Cabeceiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olimpio, Miguel Alves, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Piripiri, Porto e São João do Arraial).

Ouvi o sabiá cantar no tronco da palmeira e anunciar a chegada em terras nativas do Piauí e com o seu canto me encantar com a hospitalidade e acolhida seu povo.

Lá chegando me delicio com o um suco de sapoti e uma comida temperada com piqui e acompanhada por um saboroso capote e como sobremesa um doce buriti.

Percorri diversos municípios e sobre uma intensa proteção, afinal estava sobre a presença do pai, do filho e do espírito santo tudo isso sobre o comando do competente motorista Trintade.

A nossa guia era a Antares – a estrela que norteia os piauienses. Tão bem representada na sua bandeira e que brilha e ilumina as noites de verão em Teresina.

O Piauí de hoje está procurando dar as suas crianças um futuro melhor. Vi-as dançando, cantando e comemorando a melhoria de sua qualidade de vida e tendo como referência a nativa ave Sabiá que sua plumagem consegue dentro das adversidades encontrar um novo cantar.

Até dançar forró dancei.
Comi, bebi e vivi.
Dançar logo eu!
Mas enfim o sabiá me pega de jeito e me bota na roda...

No restaurante popular vi o brilho nos olhos daqueles que antes não tinham o que comer. E come-se bem neste lugar. E, além disso, sobre o ritmo animado da zabumba, o triangulo e o do forró pé de serra.

Viva quem isto proporciona! Viva os meninos do Programa Fome Zero que sobre o comando do “Grande Chicão” que os conduz com maestria, sensibilidade e profissionalismo um grupo de jovens idealistas e que muito tem contribuído com a melhoria da segurança alimentar e nutricional do povo pobre piauiense.

E sigo viagem pelo interior do Estado.

Lembro agora a viagem pelo Território dos Cocais de belezas naturais... Me senti em plena amazônia pois floresta fechada eu vi.

Vi políticos empreendedores e com vontade de acertar e uma forma moderna de administrar a coisa pública

Vi a Moeda Cocais – Com a moeda corrente na cidade até mesmo no Armazém Paraíba comprei um chip para o meu celular. Berê poderia ser você lá em São João do Arraial me atendendo.

Encontrei mulheres de fibra. Conheci uma que desde o seu tempo no convento era uma revolucionária. Lá se juntou ao grupo de oposição a Madre Superiora e juntos num processo de luta conseguiram destituí-la da função. Mas hoje confesso não sei onde foi parar esta determinação e garra. Pois em duas semanas não tem conseguido tomar conta dos seu próprios óculos...

Vi mulher de luta e garra! Em Batalha tinha a oportunidade de conhecê-las: Ana Amélia, Patrícia e Socorro que com o seus trabalhos lutam juntas na União das Mulheres de Batalha, movimento que vem desde os mobilizações da igreja e hoje se juntam à luta das trabalhadores rurais...
Viva estas mulheres!

Que não perdem a ternura e feminilidade neste mundo de lutas e busca de conquistas.
Viva a Mulher Piauiense.
Com certeza elas são descententes diretas das grande heroínas deste estado como as mulheres que na Batalha do Jenipapo ficaram indiferentes: mandavam os maridos, os filhos, os irmãos para a guerra e a fim de que levassem munições e armas vendiam as jóias, se mais nada tinham a vender. A mulher piauiense mostrou, naquela ocasião, a grande fortaleza, o ânimo varonil de lendárias heroínas.

Ao amanhecer em Batalha todos os dias era acordado com o som da VOZ DA POROROCA. Um serviço de auto-falante que diariamente dá ao povo daquela cidade o bom dia com as principais notícias do que aconteceu no mundo, no Brasil e no Piauí nas últimas 24 horas. É a BBC de Batalha. Imaginem que até cd já lançaram com as 10 maiores valsas batalhenses.

Visitei comunidades rurais e perguntei: - o que é um aprisco?
E me responderam:
- Meu irmão, é uma cabra.
Só que depois descobri que aprisco é a morada dos caprinos.Enfim todo este trabalho é um grande aprendizado e uma grande experiência profissional.

Comentários

Anônimo disse…
Meu querido amigo de infância, quero lhe deizer que temos poetas e compositores que cantam o nosso piauí, mas foi vc quem me enCANTOU com sua descrição da minha terra. Muito obrigada meu querido, mas ainda espero sua visita a Piripiri pra vc ver que ainda vai ter muito o que escrever sobre o Piauí. Bjs carinhos.
Anônimo disse…
Timbó

Até que enfim, vi sua homenagem , muito obrigado.
Já estou com saudades de vc
abraços
Patrícia
Anônimo disse…
Obrigado por sua bonita homenagem. Nós, mulheres de batalha, ficamos lisonjeadas pela forma carinhosa que você homenagiou as mulheres do Piauí, em especial, as da nossa querida cidade.
Estamos com saudade!!!
Abraços,
Socorro Silva.
Anônimo disse…
Bom dia amigo!!
confesso que já sinto saudade de vc, adorei muito seu blog, mas confesso que fiquei encantado como vc poetiza minha terra, vi em suas palavras algo algo parecido o sentimento do povo do nosso Estado, que não exita em engrandecer as nossas artes, cultura.....parabéns amigo, nos veremos muito em breve aqui mesmo em nosso Piauuuuuuuuuuuuí. É FELIZ QUEM VIVE AQUI!!!!
abração!
SEU AMIGO WILLIAM

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Gibão de Couro