Algumas considerações sobre o resultado do 2o. turno das eleições municipais
Hoje foi dia de eleição em 57 cidades do país. Foi a finalização do processo eleitoral de 2016, com o segundo turno em cidades com mais de duzentos mil habitantes.
Algumas reflexões deste resultado:
- Eleitos são homens, exceto a eleita em Caruaru Raquel Lyra;
- Aumento significativo do número de abstenção, votos em branco e nulos;
- Nos agradecimentos a principal citação é a Deus, como exemplo Marcelo Crivella que em entrevista cita Deus quinze vezes, e o eleito em Campo Grande inicia a entrevista dizendo: “Deus é Fiel”;
- A maioria dos eleitos estão ligados a grupos políticos que possuem ideologia conservadora;
- Entre os eleitos temos políticos que já exerceram cargos de governador, senador, deputado, vereador e prefeito. Dois eleitos chamam a atenção:
· Humberto Souto (eleito em Montes Claro) – tem 82 anos, já exerceu sete mandatos de deputado federal, além de ter chegado a ser Ministro do Tribunal de Contas da União; e
· Iris Rezende (eleito em Goiânia) - também com 82 anos, eleito para a Prefeitura pela quarta vez, já foi governador duas vezes, ministro de Estado, senador, vereador e deputado.
A partir deste cenário me vêm alguns questionamentos:
- a grande reclamação dos atuais prefeitos é que os municípios estão quebrados. Qual o interesse destes experientes políticos em voltarem à administração municipal? É para resolver a partir de suas experiências a situação, ou simplesmente o poder pelo poder?
- o outro aspecto é relativo ao aumento de candidatos conservadores e com total ligação a grupos religiosos: como ficam as políticas públicas que se contrapõem a questões religiosas?
Vamos acompanhar as próximas administrações.
Comentários