Maciço de Baturité - Ceará


Desde o último domingo estou no meu querido estado do Ceará. Desta vez na região do Maciço de Baturité.

Para muitos ainda uma região desconhecida, mas o Ceará não se restringe somente a capital Fortaleza e praias, para quem não sabe aqui temos também a nossa Serra.

São pequenas cidades com muita tranqüilidade e com complexo montanhoso que nos proporciona paz, tranqüilidade e uma temperatura bem abaixo do que encontramos no restante do estado.

São matas exuberantes, com inúmeras cachoeiras, cascatas e grutas no meio da vegetação, com trilhas ecológicas e paredões para a prática de rapel, além de muito ar puro e uma rica fauna e flora.

Tudo isso faz parte do Maciço de Baturité, dele fazendo parte as cidades serranas como, Redenção (berço da abolição dos escravos, com fazendas, com resquícios de senzalas e um grande produção de cachaça) , Pacoti, Baturité (com seus belos casarios antigos, além do Mosteiro dos Jesuítas), Mulungu, Aratuba, Palmácia e Guaramiranga.

A cidade de Guaramiranga é sem dúvida hoje um grande pólo cultural no Estado do Ceará onde destacam-se os seus festivais de Jazz e Blues em Feveiro , Teatro em Setembro, de Vinho em Novembro. Também conhecida como cidade das flores e hoje se destacando pela produção de café orgânico.


Além da região da serra temos os municípios que estão no sertão como Itapiúna, Capistrano, Acarape, Aracoiaba, Ocara onde tive a oportunidade de me deliciar de saborosas siriguelas e mangas – frutas que neste período estão com seus pés coloridos de tão frondosos.

Isto tudo a uma hora de Fortaleza.www.manoeltimbo.blogspot.com

Comentários

Anônimo disse…
Valeu, querido! Queria saber como estão essas bandas daí. Parece que houve evolução, apesar dos pesares, né? Lembrei de nossas viagens e andanças por aí. Bjim de boa sorte! Drica
Bel Caram disse…
Adorei seu blog, é uma viagem enrequecida de cultura.
Parabens!!
Continue nos dando tanto conhecimento.
Bel Caram

Postagens mais visitadas deste blog

Boi de Mamão e a Bernúncia

Ramal da fome, expressão que virou coisa do passado e é enterrado no Sudoeste Paulista

Amanhecendo